Postagem em destaque

Promoção artigos científicos e projetos de pesquisa

Nosso preço de mercado para correção de textos acadêmicos é de R$ 5,00 por página. Algumas empresas cobram um valor por lauda, no entanto co...

sábado, 6 de outubro de 2012

Contate-me e contrate-me

Olá, escreventes!
Esta postagem pretende explicar o processo para poderem contratar o serviço de correção:

O processo funciona assim:
1º passo: vocês escolhem um tema para a redação ou, se quiserem, eu sugiro um.
2° passo: vocês digitam a redação em word e me enviam por e-mail.
3º passo: eu confirmo o recebimento da redação.
4º passo: vocês realizam o depósito do valor na minha conta. Meus dados bancários: Banco do Brasil, conta corrente nº: 32.866-9, agência 1668-3, titular: Jucely Regis dos Anjos Silva, 
5º passo: 3 dias após a confirmação do envio da sua redação, eu envio a redação corrigida.
O valor de cada redação corrigida é de R$ 15,00.

Dicas: a redação deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo;
O texto deve ter de 10 a 30 linhas;
O normal é que o texto tenha pelo menos 3 parágrafos: um para introdução, em que é apresentada a tese do autor; um, dois, ou três para o desenvolvimento, em que são apresentados os argumentos que alicerçam a tese; um para conclusão, em que a tese é retomada e é apontada alguma solução para o problema tratado na redação.

Faço toda a correção da textualidade (progressão, informatividade, adequabilidade, intencionalidade, coerência, coesão).

Em outras palavras faço toda a correção sintática (coesão, estruturação dos períodos e dos parágrafos, adequação no uso de mecanismos linguísticos); ortográfica (grafia das palavras, acentuação, pontuação, obediência à norma culta da língua); discursiva (adequação ao tema e à situação de produção, uso dos argumentos) e semântica (coerência interna e externa).No final da correção, também incluo sugestões para melhorar o texto e sugestão de leitura auxiliar.

Para negociar datas e preços, entre em contato por e-mail <regisjucely@gmail.com>.

Apostilha de Redação para ENEM

No mês passado, participei dos aulões da UARN, realizados na Escola Estadual Instituto Padre Miguelinho, ministrando uma aula sobre redação.
Não disponibilizei os slides, mas a apostilha está disponível para download no link: 

Podem acessar.

O texto dissertativo-argumentativo e as estratégias de argumentação

O tipo de redação que é exigida nas provas de concursos públicos segue o modelo dissertativo-argumentativo. Alguns não sabem distinguir as características desse modelo, por acharem que dissertativo e argumentativo são a mesma coisa ou não se somam. Porém, quando falamos de texto dissertativo nos referimos a um texto que deverá apresentar uma sequência expositiva, que objetive explicar um fenômeno, transmitindo conhecimento a respeito de determinado tema. Já quando tratamos do texto argumentativo temos em mente: presença obrigatória de argumentos e o objetivo de convencer o leitor da validade de uma tese.

No texto dissertativo-argumentativo, as peculiaridades de cada sequência se complementam e formam um modelo mais específico. Dentre os elementos básicos da sequência dissertativo-argumentativa estão: o tema, a tese (apresentada, em geral, na introdução) a argumentação (desenvolvimento) e a conclusão. O tema que deverá nortear a produção é apresentado na proposta de redação, presente no comando da prova. Por isso, é imprescindível a leitura atenta do comando, mesmo porque a compreensão do tema e a coerência com que ele é desenvolvido são critérios importantes para definir a sua pontuação. Como esperado, esse tema tende a se pautar em uma questão polêmica, um assunto relevante socialmente, de destaque nas discussões políticas e na mídia que, conforme sua manifestação, pressupõe pelo menos dois posicionamentos: um contra e um a favor.

A partir da escolha do produtor do texto por um dos posicionamentos, será definida a sua tese, correspondente a posição assumida pelo autor frente ao tema polêmico. A tese será constituída de uma proposição completa - uma oração de sentido completo - como se observa em: “O combate à violência deve ser feito com imparcialidade e respeito ao ser humano”. Geralmente, quando estão explícitas, as teses trazem essas formas verbais: “deve ser”, “é necessário”, “é possível”, “concordo com”, “discordo de”. Explicitar a tese é muito importante para que o encadeamento das ideias não se torne confuso, assim como apresentá-la na introdução, tendo em mente que a argumentação deverá se pautar na tese.


Em seguida, deverão ser apresentados os argumentos, tendo por objetivo alicerçar a tese e convencer o leitor da validade da opinião defendida. Alguns exemplos de estratégias argumentativas são:


•Citação de autoridade: e
xposição da opinião (em concordância com a defendida no texto) de um estudioso reconhecido na área que é tratada na redação

Confrontação: apresentação de dois quadros de realidade diferentes e destaque das características divergentes e comuns, no intuito, por exemplo, de demonstrar avanço ou retrocesso em determinado país ou período histórico


•Causa-consequência. Esta é uma estratégia que explora o bom-senso do leitor e a capacidade de o escrevente levar à reflexão sobre terminado assunto. O argumento funciona como decorrência de uma informação posta no texto, estabelecendo-se uma relação entre fato motivador (causa) e resultado (consequência). 

Exemplificação. Este é um tipo de mecanismo, até certo ponto, mais acessível, visto que abre a possibilidade de recorrer a fatos comuns do cotidiano, ou veiculados pela mídia de grande circulação, para retratar uma realidade em que se confirma a opinião defendida no texto. Os cuidados que se deve ter ao usar essa estratégia são: estabelecer coerência entre o exemplo dado e a tese do texto; não utilizar exemplos muito particulares, pois isso tornaria mais difícil a aceitação da tese por parte de outra pessoa que se distancie da sua realidade, e também porque, quando partimos para nossa realidade particular, restringimos a discussão a um ponto de vista limitado, muito apegado às nossas crenças. Isso não é desejável num texto argumentativo, que exercita o pensamento lógico-racional.
  
•Dados quantitativos. Apontado como uma das estratégias argumentativas mais confiáveis - por trabalhar com a realidade dos números, a qual é mais dificilmente contestável - o recurso a dados quantitativos pode se constituir da citação de pesquisas que envolvam dados estatísticos e de números, percentuais em sua maioria. Os dados devem estar em consonância com a tese apresentada e devem vir de fonte segura, reconhecida, como as universidades federais e os ministérios do governo.

É importante frisar que os argumentos utilizados devem estar em concordância com a tese defendida, pois visam justificá-la.
Por último, a conclusão deve retomar a tese e os argumentos expostos, concluindo o raciocínio do debate desenvolvido e também poderá apresentar uma proposta de intervenção para auxiliar na resolução do problema apresentado. Na prova de redação do ENEM, a criação de uma proposta de intervenção que respeito os direitos humanos contribui muito para atingir uma boa pontuação.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Correção de redação - critérios abordados

Criei este blog com estes objetivos: postar conteúdo relevante a respeito de Redação, divulgar meu contato de trabalho e explicar como funciona o processo para a revisão de textos enviados pelos interessados.
Como eu já disse em postagem anterior, trabalho com revisão de textos online. Essa correção de redações contempla principalmente a revisão da adequação linguística: ortografia (contemplando os parâmetros da Nova Ortografia), pontuação, acentuação; da organização textual: coesão, coerência, concisão e clareza textuais, ou seja, encadeamento lógico e estrutural dos parágrafos, períodos e orações; da adequação discuriva: avaliação do desenvolvimento do texto com relação ao tema proposto e da equivalência de ideias entre o que é apresentado do começo do texto até a conclusão. Tudo isso é feito por mim, procurando retificar as inadequações que se apresentem e sugerir materiais que auxiliem no desenvolvimento da escrita para o autor da redação.

Justificativas para a criação do blog

Olá, leitores e escreventes!
Criei este blog para estabelecer um espaço de interação entre mim, como revisora de textos, e os candidatos a concursos públicos, em especial o ENEM, pois sei das dificuldades em se escrever bem e da importância de atingir um bom nível de escrita nas provas de redação.
Estimulada por minha experiência profissional com correção de textos na UFRN, como monitora da disciplina de Práticas de Leitura e Escrita na Escola de Ciências e Tecnologia, passei a trabalhar com correção de redações online.
Criei este blog para poder alcançar um público maior. Assim, pretendo deixar o meu contato para os interessados no serviço e postar conteúdos que possam ser relevantes aos que buscam o aprimoramento dessa prática tão minuciosa que é a da escrita.